BARÃO DE MAUÁ
Barão de Mauá foi industrial, político brasileiro e pioneiro da industrialização no Brasil. Foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século
XIX. Ele foi deputado pelo Rio Grande do Sul no ano de 1856 em diversas
legislaturas, mas renunciou em 1873 para cuidar de seus negócios, ameaçado
desde a crise bancária de 1864.
Principais realizações:
v -> Fundou
em 1852 a Companhia Fluminense de
Transportes.
v -> Fundação
da Companhia de Navegação a vapor do Amazonas, em 1853.
v -> Construção
da primeira ferrovia brasileira ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis que
ganhou o nome de “Estrada de Ferro de Mauá”, em 1854, no atual município de Magé até Fragoso, localidade da Raiz da Serra.
v -> Fundação
da companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro, em 1854.
v -> Em
1860, fundou o Banco Mauá em várias capitais brasileiras (como também em
Londres, Nova Iorque e Buenos Aires). Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil.
A indústria no Brasil
Somente
no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.
Antes, que era uma colônia, consumiam apenas produtos manufaturados dos
portugueses e ingleses, pois a metrópole não permitia fábricas em nosso país.
Após a colônia virar o Brasil, os lucros conseguidos através da exportação do
café passaram a investir no estabelecimento de indústrias. Eram fábricas de produtos
bastante simples.
Em 1930-1945, o Brasil cresceu
muito com as industrias, com o objetivo de efetivar as fábricas do país,
privilegiando as indústrias nacionais, para que o Brasil não dependesse mais de
muitos produtos externos. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos
grandes centros urbanos da região sudeste.
Durante este período, o fim da Segunda Guerra
Mundial trouxe altos benefícios para as industrias brasileiras, porque os
europeus estavam necessitando importar produtos de outros países, e entre eles
o Brasil. A criação da Petrobrás (1953) também fez ocorrer um grande
desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo.
Durante o
governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) o desenvolvimento industrial
brasileiro ganhou novos rumos, permitindo a economia para países internacionais,
atraindo indústrias multinacionais. Ocorreu também a instalação de veículos
internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em território
brasileiro.
Nas
décadas 70, 80 e 90, a industrialização do Brasil continuou a crescer.
Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos
produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos,
produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos, etc. Apesar disso, a
indústria nacional ainda é dependente, em alguns setores, (informática, por exemplo)
de tecnologia externa.
Beatriz quintino dos santos, nº07; 1ºema
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