terça-feira, 10 de setembro de 2013

floresta amazonica - colegio joseense 1°a marcos felipe gonçalves silva

    Floresta amazônica
                                  amazônica  

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes.

O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
                    floresta pluvial
A floresta pluvial tropical, também chamada de floresta ombrófila, é um bioma com vegetação de folhas largas e perenes. É o mais complexo bioma da Terra tanto em estrutura quanto em biodiversidade. Existe sob condições ótimas de crescimento: precipitação abundante (úmida) e temperaturas elevadas (quente). Não há ritmo anual de estações. A luz solar é o fator limitante, já que as copas das árvores fecham um teto, que dificulta a entrada de luz para os estratos inferiores.A floresta pluvial tropical, também chamada de floresta ombrófila, é um bioma com vegetação de folhas largas e perenes. É o mais complexo bioma da Terra tanto em estrutura quanto em biodiversidade. Existe sob condições ótimas de crescimento: precipitação abundante (úmida) e temperaturas elevadas (quente). Não há ritmo anual de estações. A luz solar é o fator limitante, já que as copas das árvores fecham um teto, que dificulta a entrada de luz para os estratos inferiores.

Floresta tropcais e subtropicais
As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos subtrópicos úmidos, e são caracterizadas por climas quentes, úmidos, com alta taxa de pluviosidade. As regiões tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas tropicais e subtropicais secas de folhas largas e florestas tropicais e subtropicais de coníferas. As florestas pluviais temperadas também ocorrem em algumas regiões costeiras temperadas úmidas.
As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são comuns em várias ecorregiões terrestres, incluindo partes da Afrotrópica (África equatorial), Indomalaia (partes do subcontinente indiano e sudeste da Ásia), Neotrópica (norte da América do Sul e América Central), Australásia (leste da IndonésiaNova Guiné e norte da Austrália), e Oceania (as ilhas tropicais do Oceano Pacífico. Cerca de metade das florestas pluviais do mundo estão no Brasil.
                               Amazônica


fluvial


Floresta tropcais e subtropicais


  



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário