quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Surgimento do Sindicato - Ana Paula Vilela nº4

O que é?
   O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
   Ele surge da necessidade de um grupo de trabalhadores ter uma instituição que os represente. No Brasil, a organização sindical se dá por categorias, conforme estabelece a consolidação das Leis do Trabalho.

Como Surgiu?
    A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana está ligada diretamente a história da capital mineira  e a história do sindicalismo no Brasil. É uma das entidades de trabalhadores mais antigas do país. Foi  fundada em 11 de junho de 1925.
  Surgia, nesta data, a "União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte", formada por um grupo de abnegados comerciários que acreditavam na união da categoria e na defesa de seus direitos, contra a exploração dos patrões. O reconhecimento da entidade, como sindicato, pelo Ministério do Trabalho, só veio a acontecer em 5 de dezembro de 1941.
   A partir desse reconhecimento, à categoria de sindicato, avolumaram-se as lutas em prol da categoria dos comerciários da capital mineira, com um salto de qualidade na representação perante os patrões.
   Desde essa época, o Sindicato dos Comerciários vem desenvolvendo intensa luta para os comerciários em geral, aumentando e diversificando a cada dia os benefícios aos associados, tanto na área jurídica e social quanto na área do lazer, que é fundamental a qualquer categoria de trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário