Nicolle Ramos n*32 1*ano A
FLORESTAS SUBTROPICAL
As florestas subtropicais são um exemplo impressionante da diversidade das formas de vida. Seu clima quente e úmido, a floresta subtropical oferece boas condições tão favoráveis que as plantas e animais que habitam este tipo de floresta.
Vegetação Das Florestas Subtropicais
As florestas subtropicais estão localizada ao redor do equador, em países da Ásia, África, América do Sul e Central e algumas ilhas do Pacífico. A temperatura nessas florestas varia entre 20 e 35 °C, sem épocas quentes ou frias específicas.
A existência nas florestas subtropicais na vegetação diferenciada, que pode ser dividida em camadas distintas, que são:
Camadas Da Floresta
· - Camada Emergente: Esta camada constitui a camada superior, com árvores que atingem de 100 a 240 metros de altura. Estas árvores têm copa em forma de guarda-chuva, que recebem quantidade máxima de luz solar, que atingem níveis mais altos nas florestas tropicais. As árvores dessa camada são o lar de um grande número de animais como águias, macacos, morcegos e borboletas.
· - Camada de dossel (dossel superior): O dossel das florestas tropicais forma um teto denso de árvores perenes, com folhas largas que crescem próximas umas das outras. É por causa dessa camada que a luz solar não penetra a níveis abaixo do dossel e atingem o chão das florestas. As árvores dessa região crescem de 60 a 130 metros de altura. Essa camada é tão abundante de alimentos que forma a camada principal de sustentação da vida da floresta. O dossel é o lar da maioria dos animais como leopardos, onças e as aves exóticas das florestas tropicais.
· - Sub-bosque: Situada logo abaixo da camada de dossel está o sub-bosque, que consiste da vegetação da floresta subtropical que cresce até 60 metros de altura. Há pouco movimento de ar nesta camada e a umidade é elevada e constante. Devido à falta de luz solar, esta camada é abundante em arbustos tolerantes à sombra, samambaias, ervas, pequenas árvores e trepadeiras lenhosas.
· - Chão da floresta: O chão da floresta não conhece qualquer luz solar. Dificilmente a vida de qualquer planta é encontrada nesta camada, mas é rica em micro-organismos. Por isso, qualquer que seja a matéria orgânica que caia no chão da floresta, ela se decompõe muito rapidamente. Essa camada é rica em animais e insetos. Tamanduás gigantes, besouros, sapos, cobras, lagartos e uma série de insetos habitam o chão da floresta.
Adaptações De Plantas
Como os animais de outros biomas, os animais e plantas da floresta subtropical desenvolveram adaptações que os ajudam a sobreviver ao clima quente e úmido, que é típico dessas florestas.
As árvores das florestas subtropicais não precisam ter casca grossa para evitar a perda de umidade. Por isso, eles têm casca fina e lisa. Como as florestas subtropicais são caracterizadas por elevada precipitação, as folhas das árvores se desenvolveram para deixar a água da chuva escoar rapidamente.
As folhas das árvores em níveis mais baixos do dossel são amplas para que elas sejam capazes de aproveitar ao máximo a luz solar que atinge essa camada. Aqueles com níveis mais altos têm folhas mais estreitas.
As árvores altas, como as que formam a camada emergente são grandes e precisam de apoio extra para ficar de pé. Isto é proporcionado por largas lenhosas na base do tronco. Há vinhas que crescem nos troncos das árvores e alcançam as camadas superiores do dossel em busca de luz.
As plantas nas camadas inferiores de florestas subtropicais têm grandes flores vistosas para atrair insetos para a polinização como não há muito vento a estes níveis.
Plantas Da Floresta
Uma floresta tropical possui milhares de espécies de plantas. Além das árvores altas perenes e outras árvores pequenas e plantas pertencentes às camadas seguintes, existem também outras plantas que são bastante notáveis, do ponto de vista da adaptação. Elas são:
Epífitas:
Epífitas são as orquídeas, bromélias, liquens, musgos e samambaias que crescem em galhos mais altos das árvores que formam o dossel. Estas não são plantas parasitas que derivam de umidade e nutrientes do ar e utilizam as suas raízes apenas para apoio.
Lianas:
Estas plantas são trepadeiras lenhosas que crescem no tronco de outras árvores e chegam entre o dossel superior, onde há algumas lacunas para que eles possam obter alguma luz solar. Esses vinhos lenhosos também dão frutos e flores.
Estranguladoras:
Também conhecidas como árvores assassinas, em espanhol, as estranguladoras começam a sua vida como epífitas. As sementes são trazidas para a árvore hospedeira pelas aves. Em seguida, as estranguladoras espalham suas raízes no terreno onde está a árvore hospedeira. À medida que crescem, eles sufocam e matam a árvore hospedeira.
Plantas Carnívoras:
Muitas destas plantas derivam nutrição de outros animais. Estes têm uma cavidade central cheio de néctar que atraem insetos. Uma vez que os insetos entram na cavidade, que quando apontam para baixo, suas cerdas as impedem de se moverem para fora. Essas plantas têm normalmente uma aba que fecha a abertura para a cavidade. O inseto é preso dentro da cavidade e em seguida, digerido com a ajuda dos sucos digestivos liberados pela planta.
Outras plantas importantes dessa floresta são o abacate, o caju, a canela, o cravo, o café, o chocolate, a manga, a banana, o mamão, o abacaxi, o amendoim, a noz-moscada, o gergelim, a cana-de-açúcar, o tamarindo e o açafrão, são apenas algumas das muitas plantas que seriam facilmente incluídas na lista de plantas que existem nas florestas tropicais.
Essas florestas abrigam quase dois terços das várias formas de vida que estão ameaçadas devido ao desmatamento implacável. O Desmatamento das florestas pela agricultura e para a obtenção de madeira, especiarias e medicamentos que essas florestas possuem, levou a um grande número de flora e fauna a serem listados como animais e plantas em extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário