terça-feira, 21 de maio de 2013

Os Climas no Tempo - Victor Marcel Soto Fantin nº:36 1ºA Info

 Os Climas no Tempo

Victor Marcel Soto Fantin     nº:36      1ºA   Info

          Ao Longo do Quartenário É conhecido pelo nome de Quaternário ou antropozoico uma unidade de tempo utilizado para demarcar um período específico de desenvolvimento da Terra  e da vida nela contida.). Houve cinco grandes glaciações na Eurásia e três separadas por interglaciais na America do Norte, já no hemisfério sul não houve nenhuma glaciação. Já no período mais recente conhecido por Wurm na Europa ou winsconsin na América do Norte, acontece a passagem do pleistocenoperíodo que ocorreu entre 1,8 milhão e 11.000 anos atras que continha uma fauna que até nos dias de hoje existe.) e o Holoceno(começa logo no ultima era Glacial, desde então o clima vem se alterando)e entre elas ocorreu a difusão geográfica do homo sapiens.
          

        Os continentes como os conhecemos ocupam sua posição atual desde o inicio do Quartenário, e por esse motivo as glaciações atingiram o Norte do globo, e não se manifestando no hemisferio sul que não ultrapassam dos 56º.
         Por causa das geleiras(que cobriam as altas e intermediarias latitudes do hemisfério norte) provocou rebaixamento dos oceanos, isto é, a redução da água dos mares assim não evaporando 


e com isso causando a expansão das bordas dos continentes. Isso teve um efeito de climas mais secos, manchas áridas muito maiores e florestas contraídas.
         
         Nos Interglaciais,se invertiam as tendencias climáticas  o gelo derretia mais rapidamente enchendo as bacias oceânicas, trazendo um ar mais umido, o suficiente para que as florestas voltassem a tomar espaço das terras secas.
         
         A Glaciação mais recente terminou por volta de 12 mil anos atrás, ou seja, Apenas as partes que ficaram mais ao norte do mundo como Canadá, EUA, Sibéria, Europa, dentre outras foram recobertas com os três grandes sistemas glaciares.
        
        uma das teorias sobre a aparição do homem nas Américas foi exatamente por causa do auge das glaciações, que fizeram com que o nivel dos oceanos rebaixassem entre 70 e 180 metros descobrindo quase oda a extensão das plataformas continentais(Em oceanografiageomorfologia e geologia, chama-se plataforma continental à porção dos fundos marinhos que começa na linha de costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado). Em média, a plataforma continental desce até uma profundidade de 200 metros, atingindo as bacias oceânicas.). Essa teoria se trata do estreito de bering(estreito de Bering é um estreito entre o Cabo Dezhnev, o ponto extremo oriental do continente asiático e o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental do continente americano, com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. O estreito liga o mar de Chukchi (parte do oceano Ártico), no norte, com o mar de Bering (parte do oceano Pacífico), no sul. Tem seu nome do explorador Vitus Jonassen Bering, nascido na Dinamarca e de nacionalidade russa, que atravessou o estreito em 1728.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário