terça-feira, 10 de setembro de 2013

Leonardo Gouvea N°20 EMA Compactação e impermeabilização do solo

Compactação e Impermeabilização do solo
A impermeabilização e compactação dos solos são problemas tanto das áreas rurais como dos centros urbanos. A compactação causa perda de fertilidade, aumento do escoamento superficial das águas e, como consequência, menor absorção de água pelo solo e aumento de enchentes.
O solo pode sofrer compactação por diversas fontes, como pelo pisoteio de animais e também de pessoas, passagem de veículos e a ação da chuva, que carreia partículas finas diminuindo a porosidade do solo.
Os solos compactados perdem sua porosidade e, consequentemente, têm menos umidade e ainda impedem a troca de gases com a atmosfera, diminuindo a fertilidade do mesmo. Nas áreas rurais, o cultivo contínuo no solo sem maiores cuidados, também causa compactação. As consequências da impermeabilização são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento sustentável, não apenas para a agricultura.
Nos centros urbanos, além da impermeabilização do solo pelas edificações e estradas, os solos compactados aumentam ainda mais o escoamento superficial, deixando muito maior o risco de enchentes.

A impermeabilização do solo significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Este processo acontece principalmente nas cidades, em razão do asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas, da própria construção de edificações e da cimentação dos quintais e jardins das casas. Forma-se assim uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água seja absorvida.
Assim, nas áreas urbanas, como a água não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é muitas vezes insuficiente ou está obstruída, ocorre que, em dias de chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e a enxurrada vai descendo desde as partes altas, até encontrar terrenos permeáveis - o que pode acontecer nas várzeas dos rios.
Se as várzeas também estiverem impermeabilizadas, as águas acabam chegando à calha dos rios. Se as águas chegam aos rios em volume superior ao da sua capacidade natural de escoamento (ver vazão), isto é, se a calha dos rios não for suficientemente larga ou profunda, o nível das águas fluviais aumenta, podendo ocorrer um extravasamento, com alagamento das várzeas impermeabilizadas e, gradativamente, a inundação de áreas próximas.

Compactação do Solo é um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade através do adensamento de suas partículas. A compactação do solo é um efeito desejado em construções, por exemplo, de rodovias, descrita na mecânica dos solos e ao contrário, é altamente prejudicial em solos destinados à atividade agrícola.A compactação e causada pelo trafego de maquinas agrícolas.
Na agricultura a compactação do solo se dá pela influência de maquinas, agrícolas tais como tratores e colhedeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado. A compactação do solo é danosa para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento. A compactação também diminui a movimentação da água pelo solo, pois cria uma camada muito densa de solo onde a água não se infiltra, ocasionando excesso de água no solo nas camadas superficiais, podendo provocar erosão. Nos solos compactados, a armazenagem de água também é deficiente, causando problemas às culturas em épocas de estiagens.







Nenhum comentário:

Postar um comentário