terça-feira, 10 de setembro de 2013

Savanas/savana africana - João Corrá n15



As savanas africanas são grandes extenções de terra na África com vegetação de savana temperada. É o principal ecossistema da região. Aparece na maior parte do território, nas áreas de clima tropical. Envolve a floresta equatorial, que predomina na parte contral e oeste do continente. É formada por capões de arbustos e árvores menores. A savana tem um clima particular devido as secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e umidade do ar desértica. Quando chega a estação das chuvas, devido ás suas características, o crescimento da vegetaçãoé acelerado, chegando a gramíneas até a altura de trinta centimetros, as árvores até quatro metros e arbustos até um metro e meio. Quando os chuvas acabam, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de facil combustão, ficando mais facil a ocorrência de incêndios espontâneos ou por ação humana, conhecida como queimada. Umas das mais famosas savanas da Africa é o bioma do Serenqueti com arvores baixas, mas em grande numero, bastante espinhosas e de folhas reduzidas em tamanho, há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e arvores de grande porte como o baobá, maruleira que aparecem em alguns ecossistemas da savana africana. A savana africana aparece na região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano desde leste a oste, do Sudão aos Grandes Lagos. A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbivoros de grande porte (como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante), mamíferos herbívoros (como a zebra, o impala, o gnu e antílopes), mamíferos felinos predadores (como o leão, o leopardo e o gueparso), mamiferos canídeos (como o mabeco e chacal) aves (como o falcão, a aguia, o abutre e o avestruz.

América do Sul: o dominio de savanas é representado pelos cerrados brasileiros que apresentam originalidade floristica e faunística.

A australia apresenta extenções razoaveis de savanas, também singularizadas por espécies próprias.

Na prolongada estação seca, incêndios naturais são parte construtivas do ambiente. As secas e os incêndios reduz a variedade de espécies adaptadas, funcionando como fatores limitantes para a expansão das florestas adjacentes.

                                                                         Sahel

"Sahel" provém do árabe sahil, que significa "borda". É a faixa limítrofe entre o Saara, ao norte, e a região de savanas e florestas, ao sul. Recoberta por estepes tropicais, apresenta clima semiarido e está sujeita a longas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário